terça-feira, 7 de setembro de 2010

Por Mayane Sant’Ana

Composto por jovens preocupados com futuro ecológico do mundo, o objetivo principal do grupo Macaubeira é salvar um dos maiores patrimônios da cidade de Macaúbas (interior da Bahia), que está em constante degradação.
Sabemos (e vemos) a situação de algumas zonas rurais (Tinguis, por exemplo). Lixos pela estrada como: garrafas pet, sacolas, embalagens de comida, latas entre outros estão lá expostos. O que mais me preocupa é saber (e ver) que diariamente nós perdemos um pouquinho desse nosso paraíso (sim, é tudo nosso!).
Aprendemos desde criança com o nosso pai, mãe ou algum adulto que não se pode jogar lixo na rua, mas sabemos que nem sempre (na prática) é o que acontece. Milhares de substâncias prejudiciais a natureza ficam pra trás quando se faz um passeio a uma cachoeira, um rio, etc. É preciso ter consciência de que a natureza tem vida, e como todo ser humano, tem suas fraquezas. Toda e qualquer pessoa lhe devia ser eternamente grato (a) pelo que ela nos proporciona: a vida. Sim, pois sabemos que sem ela, é impossível qualquer tipo de sobrevivência.
Não custa dinheiro e nem muito tempo separarmos o lixo e encaminharmos pra reciclagem, por exemplo. Além de salvar e preservar as nossas opções de lazer, diversão, reflexão, paz interior (como para muitos), podemos gerar empregos e cidadãos melhores para a nossa Macaúbas. É isso gente, vamos lutar pra salvar tudo que nós temos de mais precioso, nossa rica e bela natureza. Nós somos muito privilegiados!!

4 comentários:

  1. Muito boa a iniciativa, gostei do texto. To seguindo o blog.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto.
    Concordo! Temos que apoiar essa causa. Abraçá-la! Fazer o que estiver ao nosso alcance pra que esta parte tão linda da "nossa" Macaúbas sobreviva dos maus tratos que vem sofrendo.

    ResponderExcluir
  3. Recicalgem é caro para pouca matéria, o certo seria compostagem e até mesmo incineração. Mais viável. Mais detalhes em "MODIFICAÇÕES NO FLUXO HÍDRICO CAUSADAS POR INTERFERÊNCIAS ANTRÓPICAS NO RIACHO DOS TINGUIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA OS HABITANTES DE MACAÚBAS- BAHIA" lançamento na cidade em junho de 2011 provalvelmente.

    ResponderExcluir